Segunda etapa começa com fase de grupos e classificados para as oitavas

Publicado em: 07 DE OUTUBRO

Segunda etapa começa com fase de grupos e classificados para as oitavas
Fernanda Berti no ataque na primeira partida de volta às quadras (Créditos: William Lucas/Inovafoto/CBV)

Um dia de variações climáticas e jogos acirrados marcou a fase de grupos da segunda etapa do Circuito Brasileiro Open de Vôlei de Praia 2021. As 48 duplas (24 de cada gênero) participantes do torneio principal entraram em ação ao longo desta quinta-feira (07.10), na arena montada na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx), no Rio de Janeiro (RJ). No final dos 38 jogos, foram definidas as duplas classificadas para as oitavas de final do naipe feminino.

Entre os destaques do primeiro dia do torneio principal estão o retorno de Fernanda Berti, duelo de ex-parceiros e Bárbara Seixas/Carol Solberg (RJ) de tops dourados. Na chave feminina foram disputadas duas rodadas da fase de grupos e a repescagem, enquanto entre os homens apenas a rodada inaugural aconteceu. Nesta sexta-feira (08.10) a competição continua com as duplas masculinas em mais um round dentro dos grupos, a repescagem e as oitavas de final. Já as mulheres entram em quadra apenas para a disputa de um lugar nas quartas de final. Os confrontos começam às 8h (hora de Brasília), e contam com transmissão ao vivo em on-line de todas as quadras pelo canal Vôlei de Praia TV.

A quinta-feira na EsEFEx começou com as disputas femininas. De volta depois de um ano e meio longe das quadras em razão da gestação dos gêmeos Yago e Luan, Fernanda Berti estreou a parceria com Maria Elisa. A dupla venceu os dois compromissos do dia, 2x0 sobre Mafe/Rupia Inck (RJ/MG) e 2x0 contra Fabrine/Flávia Moura (BA/RJ). Beneficiada pela nova versão do regulamento do Circuito Brasileiro, divulgado recentemente pela Confederação Brasileira de Voleibol (CBV), que atletas que retornam da gravidez em até 18 meses não perdem pontos no ranking, Fernanda contou sobre a sensação “estranha” de voltar a disputar uma partida oficial.

“Foi uma sensação esquisita porque ao mesmo tempo em que pensava ‘Nossa, não jogo há um século’, parece que eu joguei ontem também. É um sentimento meio estranho. Talvez porque essa coisa do jogo, de adrenalina, é um sentimento que a gente conhece. Então quando vem essa sensação de competição, acho que é uma sensação que a gente já conhece. Claro que tem coisas que fico pensando mais do que normalmente, mas é ritmo de jogo. Mas eu me senti muito bem, a Maria me ajudou para caramba. Acho que nosso time tem muito a crescer, foi de cara que a gente se entendeu, com muito pouco tempo de treino”, disse Fernanda Berti.

Ainda na disputa feminina, as vice-campeãs da primeira etapa da temporada 2021, Bárbara Seixas e Carol Solberg (RJ), entraram no torneio desta semana como cabeça-de-chave número um e vestiram o top dourado. Elas ficaram na primeira colocação do grupo A com duas vitórias. Primeiro 2x0 contra Danny Neves/Eunyce (MS/AL) e, mais tarde, novo triunfo em sets diretos sobre Verena/Val (RJ/CE). Carol analisou o desempenho da dupla após os dois primeiros jogos.

“Foi um dia bom para a gente hoje, a gente estava bem concentrada. A gente sabe a importância que esse primeiro dia tem na caminhada durante o torneio. É importante começar bem, pontuar, ganhar confiança. Foi um dia de chuva, vento, então precisa de mais concentração ainda. A gente se ajudou muito, foi muito consistente. Fico feliz de ter começado o torneio de um modo tão legal. A gente ainda quer melhorar muita coisa. Apesar de ter feito alguns bons resultados agora no Brasileiro, a gente ainda é um time recente, não tem nem um ano ainda. Então tem muita coisa ainda para ajustar, para crescer. Isso é o desafio e é muito legal isso, saber que a gente olha para o nosso time e sabe que ainda tem um lugar para chegar”, comentou Carol.

Os demais times classificados para as oitavas de final foram Rebecca/Talita (CE/AL), Elize Maia/Thamela (ES), Andressa/Vitoria (PB/RJ), Tainá/Vic (SE/MS), Aline/Neide (SC/AL), Val/Verena (RJ/CE), Fabrine/Flávia Moura (BA/RJ), Taiana/Hege (CE), Josi/Carol Goerl (SC/RS), Angela/Tory Paranaguá (DF/CE), Rafaela/Jéssica (PA), Lucília Rosa/Alana (SP), Solange/Izabel (DF/PA) e Teresa/Juliana Simões (DF/PR).

Torneio masculino contou apenas com a rodada inaugural

Entre os homens apenas 12 jogos foram realizados nesta quinta-feira com a primeira rodada da fase de grupos. Em um jogo muito disputado entre ex-parceiros, Eduardo Davi/Bruno de Paula (PR/AM) passou por Léo Vieira/Bernardo Lima (DF/CE) por 2 sets a 1 (21/23, 21/17 e 15/13). Até a etapa anterior, Bruno jogava com Léo Vieira, e Eduardo Davi formava parceria com Bernardo Lima. Para Eduardo, o equilíbrio do duelo era esperado pelo conhecimento entre eles.

“O vôlei de praia tem dessas nuances, mas não temos como fugir disso, todos se conhecem e você acaba ou jogando contra ou jogando junto. Eu e o Bernardo conversamos e optamos por mudar, e acabou que eu fechei a parceria com o Bruno. Estou me readaptando a jogar mais no bloqueio, já que na última temporada eu fiquei mais com o fundo de quadra, então o jogo hoje foi difícil. Tivemos o vento que foi um fator importante na partida, o entrosamento ainda deficiente do início de parceria, mas conseguimos sacar melhor, encaixamos contra-ataques importantes. Mas o grande equilíbrio entre as duplas era inevitável por nos conhecermos tão bem”, avaliou Eduardo.

Nos outros 11 confrontos do dia as vitórias ficaram com André/George (ES/PB), Oscar/Saymon (RJ/MS), Pedro Solberg/Arthur Lanci (RJ/PR), Vitor Felipe/Renato (PB), Marcus/Francioni (RJ/SC), Alison/Guto (ES/RJ), Averaldo/Harley (TO/DF), Evandro/Álvaro Filho (RJ/PB), Adrielson/Arthur Mariano (PR/MS), Hevaldo/Adelmo (CE/BA) e Luciano/Vinícius (ES).

GALERIA DE FOTOS

TABELA DE JOGOS

O Banco do Brasil é o patrocinador oficial do voleibol brasileiro


Banco do Brasil

PATROCINADOR OFICIAL

Parceiros Oficiais